segunda-feira, 16 de novembro de 2009

VISÃO MUNDIAL




História

A Visão Mundial nasceu do sonho de um homem: o Reverendo Bob Pierce. Em 1947, durante uma viagem à China, ele se sensibilizou com a situação de White Jade, uma criança que havia sido maltratada e abandonada. A professora alemã Tena Hoelkedoer, incapaz de cuidar da menina sozinha, havia lhe pedido ajuda. Pierce deu à professora seus últimos 5 dólares e fez um trato com ela: todos os meses, enviaria a mesma quantia para ajudá-la a cuidar da criança.

Esse encontro deu uma reviravolta na vida do reverendo, que começou a construir uma organização dedicada a ajudar crianças em todo o mundo. Em 1950, nascia a Visão Mundial. O primeiro programa de apadrinhamento teve início três anos depois, para ajudar as centenas de milhares de órfãos da Guerra da Coréia.

Nas décadas seguintes, a Visão Mundial expandiu seu trabalho pela Ásia, América Latina, África e Leste Europeu. Nos anos 70, ao perceber que o apadrinhamento tradicional não atacava as causas da pobreza, a Visão Mundial implantou o modelo de desenvolvimento comunitário e de socorro em situações de emergência que vem sendo constantemente aprimorado até os dias de hoje.

Nossos Valores

O trabalho da Visão Mundial é centrado em um conjunto de valores que foram discutidos por todos os países-membros e aprovados pelo Conselho Geral da Organização. Esses valores são os princípios fundamentais que determinam nosso compromisso com nós mesmos e com os pobres.

1. Somos cristãos.
Da transbordante plenitude do amor de Deus nos vem o chamado para o ministério.

2. Temos compromisso com os pobres.
Somos chamados para servir aos mais necessitados, aliviar seus sofrimentos e promover a transformação de suas condições de vida, buscando solidariamente a justiça.

3. Valorizamos as pessoas.
Consideramos todas as pessoas como criadas e amadas por Deus. Priorizamos as pessoas em lugar do dinheiro, das estruturas e dos sistemas.

4. Servimos ao próximo.
Somos leais ao princípio de que Deus nos confia os recursos para que, com eles, façamos o máximo possível em benefício dos pobres.

5. Somos parceiros.
Trabalhamos sempre em parceria com as comunidades e suas lideranças, com outras organizações humanitárias e com todos aqueles que tenham como objetivo ajudar os mais pobres. Buscamos sempre as soluções em conjunto, pois acreditamos que esta seja a forma de se obter os melhores resultados para as pessoas que efetivamente vivem os problemas sociais.

6. Reagimos às necessidades.
Agimos com presteza em quaisquer emergências que ameacem a vida, sempre que o nosso envolvimento é necessário e adequado.

Programas Brasileiros

O Brasil é um país de grandes desigualdades, onde milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza. Por isso, muitas crianças estão em situação de risco social, desnutridas, sem acesso a seus direitos básicos e expostas à violência. A Visão Mundial executa programas de desenvolvimento social em nosso país, graças ao apoio de doadores, padrinhos e parceiros. Alguns programas contam com a ajuda exclusiva de brasileiros, enquanto outros recebem apoio de outros países.

Atualmente há 13 programas sendo desenvolvidos no Brasil que são apoiados exclusivamente por brasileiros. Eles estão em andamento nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Neles, trabalhamos junto a comunidades onde há pobreza extrema, fazendo com que se organizem para melhorar suas condições de vida imediatas, para lutar pelos seus direitos e para atingir o objetivo final da autossuficiência econômica. Assim as crianças poderão ter a perspectiva de um futuro digno.

Serviço:
Rua da Concórdia, 677 - São José
(81) 3081.5600
www.visaomundial.org.br