terça-feira, 14 de julho de 2009

PROJETO: BRAILLE MAIS PERTO DE VOCÊ



O programa desta terça-feira começou contando a história do projeto social: Braille mais perto de você. Gardênia Cavalcanti conheceu a história da Fito terapeuta e Artista plástica Jupira Francisca, autora do primeiro livro fitoterápico escrito em Braille de Pernambuco.

Jupira Francisca tem sido um grande apoio na luta a favor das pessoas com deficiência visual. Em parceria com funcionários da Biblioteca do Estado de Pernambuco, ela encontrou uma maneira de trabalhar a auto estima dessas pessoas através da pintura. Segundo Jupira, seus alunos com deficiência visual tem muita sensibilidade em suas mãos. Prova disso, foi a exposição que aconteceu na ultima sexta feira, na galeria de arte: Arte da Terra, local da 1º exposição dos quadros pintados nas aulas ministradas por ela. O Bem Viver esteve presente na exposição e exibirá na próxima semana algumas imagens da exposição.

Para ajudar o projeto é só entrar em contato com a produção do programa no endereço: bemviver@tvcluebepe.com.br


Dia 04 de janeiro de 2009 foi comemorado o bicentenário de nascimento de Louis Braille, aquele que foi, sem dúvida, o maior benfeitor das pessoas cegas de todo o mundo.

A União Mundial de Cegos (UMC), que atua como assessora junto às agências da ONU para assuntos relacionados à cegueira, representando 180 milhões de pessoas de 600 organizações, distribuídas em 158 países, associada a uma comissão nacional constituída na França, assumiu a liderança nas comemorações e está incentivando organizações e pessoas cegas de todo o mundo a promoverem celebrações alusivas a Louis Braille e a seu sistema de escrita e leitura.

Com esse objetivo, a UBC (União Brasileira de Cegos) instituiu, por meio da Resolução n. 02/2007, a Comissão Brasileira para o Bicentenário de Louis Braille (CBBLB), integrada por um grupo de pessoas profundamente envolvidas com as diversas áreas de aplicação do Sistema Braille.

Entre as principais celebrações previstas pela CBBLB, podemos destacar:

- Instituição, em 2009, da Semana Nacional do Braille.

- Criação do Dia nacional do Braille.

- Emissão de um selo e de uma moeda comemorativos do Bicentenário.

- Edição de livros e revistas comemorativos.

- Incentivo à intitulação de ruas e/ou outros logradouros públicos com o nome de Louis Braille.

Nenhum comentário:

Postar um comentário